As Competências de Base para o Desenvolvimento da Liderança - II

No artigo anterior discutimos duas competências de base, importantíssimas para o perfil de todo líder: o Lócus de Controle e a Responsabiidade. Neste, discutiremos a Autoliderança e a Autoconfiança.


AUTOLIDERANÇA 

A meta de todo líder é desenvolver a consciência, a responsabilidade e a autoconfiança. O líder é aquele que vai pra frente e aponta o caminho. Ele é o grande motivador de sua equipe. Muitos já têm o espírito de liderança, outros precisam desenvolvê-lo. Mas como desenvolver este potencial?
 
A forma mais rápida e duradoura de desenvolver a liderança é por meio de metodologias que focam em autoconhecimento. Neste artigo iremos discutir  a autoliderança e a autoconfiança, em apoio aos temas discutidos no artigo anterior: o protagonismo e a responsabilidade.
 
O gerente de um grande grupo multinacional, após ter sido preterido para uma promoção, contou em uma das reuniões de coaching, que ficou muito surpreso com o resultado de sua avaliação anual de desempenho, que destacava vários problemas de gestão e liderança que, até então, ninguém havia levado ao seu conhecimento.
 
Alguns comentários vindos de seu chefe davam conta de que ele tinha problemas para se comunicar com a equipe, com os pares e com os superiores, e que não demonstrava muito interesse em trabalhar em equipe. Em seu ponto de vista, a avaliação teria sido injusta, e apesar de seus quase cinco anos de empresa, começou a questionar se ainda havia futuro para ele naquele lugar.
 
Foi então que tomou uma das melhores decisões que um líder pode ter: decidiu ouvir diretamente alguns de seus principais colegas, reunindo-se com cada um, pedindo sua sincera opinião e sugestões sobre o seu trabalho e sua liderança, sem rodeios. Ficou chocado ao ouvir que a maioria de suas decisões eram parciais e tendenciosas, deixando dúvidas quanto ao rumo que ele queria dar à sua área. Também ouviu que não sabia trabalhar em equipe e que seus liderados se sentiam completamente desamparados com a sua falta de liderança.
 
Infelizmente esse é um fato comum, e um dos maiores erros que muitos líderes cometem: a “falta de tempo” para afastar-se da correria do cotidiano e refletir sobre suas atitudes. Aliás, aqui cabe substituir “falta de tempo” por “falta de prioridade”. Se um líder não entende que momentos de autoliderança são importantes para o seu desenvolvimento, ele nunca encontrará tempo para isso.
 
AUTOCONFIANÇA
 
O desenvolvimento da autoconfiança das pessoas exige que liberemos o desejo de controla-las ou de manter sua crença em nossa capacidade superior. Uma das melhores coisas que podemos fazer por elas é ajudá-las a nos superar. Os momentos mais memoráveis e emocionantes dos filhos muitas vezes são as primeiras ocasiões em que bateram um dos pais em um jogo de habilidade. É por isso que no início, às vezes, os pais permitem que os filhos ganhem.
 
Nós queremos que nossos filhos os alcancem e ficamos orgulhosos quando o fazem – antes pudéssemos nos sentir tão orgulhosos quando nossa equipe faz o mesmo! Só podemos ganhar pelo aumento de seu desempenho e da satisfação de vê-la ganhar e ajuda-la a crescer. Muitas vezes, no entanto, temos medo de perder nosso trabalho, nossa autoridade, nossa credibilidade ou nossa confiança.
Desenvolvemos a autoconfiança quando tomamos decisões, realizamos ações bem-sucedidas e reconhecemos nossa responsabilidade total tanto por nossos sucessos quanto por nossos fracassos. No entanto, nada dá mais resultado que o sucesso.
 
Para desenvolver a autoconfiança, as pessoas, além de acumular sucessos, precisam saber que seu sucesso se deve a seus próprios esforços. Também devem saber que as outras pessoas acreditam nelas, o que significa ser confiável, ter permissão, ser incentivado e apoiado a fazer as suas próprias escolhas e tomar as próprias decisões.
 
Significa ser tratado como igual, mesmo que seu trabalho tenha um título menor. Não significa ser subestimado, instruído, ignorado, culpado, ameaçado ou denegrido por palavras e atos. Infelizmente, grande parte do comportamento gerencial esperado e geralmente aceito incorpora muitos desses vieses negativos e efetivamente reduz a autoconfiança daqueles que estão sendo gerenciados.
 
O líder que deseja influenciar pelo exemplo, tem em primeiro lugar, o grande desafio de liderar a si mesmo por meio do autoconhecimento, autocontrole e equilíbrio na vida pessoal e profissional. Antes de inspirar, motivar, amar e servir aos outros, é preciso que o líder o faça a si mesmo, viajando pelo interior antes de se aventurar pelo exterior, já que a jornada do crescimento e do sucesso começa pelo lado de dentro.