Feedback e o Lado Positivo das Más Notícias

Parte do trabalho de um líder é dar feedback. É importante que os profissionais não apenas entendam suas dicas sobre o que fazer para melhorar o desempenho, mas também as coloquem em prática com sucesso.

Gerentes eficientes devem dar feedback todos os dias. Isso significa distribuir elogios merecidos, observações neutras e até um aviso mais sério. O ideal é que os aspectos positivos se sobreponham a todos os outros, já que um elogio é sempre positivo e perdura por mais tempo na memória das pessoas.

Sendo assim, elogie sempre que surgir uma oportunidade. Não guarde seus comentários apenas para os poucos momentos de brilho ou resultados relevantes. Mostre que você admira o modo como sua equipe trata os clientes, organiza o ambiente de trabalho ou analisa um problema.

Quando o feedback é do tipo construtivo (desenvolvimento), é importante explicar aos liderados os seus altos padrões de desempenho. O efeito desta abordagem é mais eficiente do que simplesmente chegar e dizer: “- Há algo que você está fazendo de errado e precisa mudar.”

Quase todo mundo tem a expectativa de ser avaliado, por isso, comunique livremente suas ideias, sugestões e ressalvas. Deixe as pessoas a par do próprio desempenho e incentive-as a melhorar.

Saiba também, que o modo como você apresenta uma notícia ruim pode consolidar ou acabar com sua credibilidade como gerente. Anunciar más notícias é uma arte. Decida antes o que o que precisa ser apresentado e fale abertamente.

Mantenha sua perspectiva do problema. Muitas vezes os novos gerentes dão tanta importância às más notícias que elas ganham vida própria. Saiba que os contratempos fazem parte do jogo. Supere-os e transmita as más notícias de forma que os outros vejam a situação sob a ótica certa e não como se fosse o dia do Juízo Final!

Cuidado com o tom de voz e os maneirismos ao falar. Use expressões curtas e diretas, narrando os fatos sem revelar sua opinião. Esqueça, por exemplo, frases como “Detesto ter que dizer isso” ou “Esta é a parte que eu menos gosto de meu trabalho.” Vá direto ao ponto!

Não suspire, não hesite nem balance repetidamente a cabeça com o ar de desânimo. Imagine que você é o William Boner apresentando as notícias com aquele tom de voz forte e seguro. Se demonstrar insegurança ou sentimentalismo, os colaboradores tenderão a reparar mais no seu comportamento do que nas notícias propriamente ditas.

Termine com um tom otimista, definindo um objetivo para futuro aproveitamento ou apresentando uma estratégia direcionada para combater a origem do problema.

Deixadas à deriva, as notícias podem afetar o moral e até provocar mudanças de comportamentos indesejáveis da equipe. Não permita que isso aconteça. Acene com esperança e ofereça soluções motivadoras.


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