Motivando Equipes

Você precisa motivar os seus liderados. Você pode argumentar: - Sempre ouvi dizer que motivação é uma questão individual. Cada um tem que cuidar da sua! Saiba que você está certo. Esse é o mundo ideal! Cada pessoa deveria cuidar da sua própria motivação!

Só que infelizmente as pessoas terceirizam isso na mão de outras pessoas. Os seus liderados, erroneamente, terceirizam a motivação deles para você. Eles inconscientemente dizem: - Meu líder me motive ai!  Deixe me mais motivado, mais feliz, com mais energia! E aí você pode “se aproveitar disso.” É algo mais ou menos assim: você liderado, está terceirizando a sua motivação para mim? Quer que eu te motive? OK, vou te motivar. Vou te deixar muito mais feliz no trabalho, no dia-a-dia. Sabe o que vai acontecer? Uma grande tendência do liderado retornar para você tudo isso em forma de trabalho. Porque MOTIVAÇÃO É TER PRAZER E NÃO SOFRER...!!!

O líder extraordinário, sabe motivar e comprometer a sua equipe e as pesquisas apontam que apenas 20% das pessoas estão motivadas no trabalho. Então, a seguir apresentamos algumas técnicas para motivar aquelas pessoas que estão “sem brilho nos olhos.” E existem basicamente 4 formas básicas de você trabalhar esta motivação:

A primeira é uma coisa chamada de RECOMPENSA. As pessoas para estarem satisfeitas e motivadas no ambiente de trabalho, precisam se sentir recompensadas por aquilo que elas fazem. Então existe a recompensa financeira, significando salário e benefícios condizentes ao cargo e existe a recompensa verbal que é você flagrar o seu liderado fazendo coisas boas. Reflita comigo: - Quando o seu líder chega até você e te dá um FEEDBACK positivo, um elogio por alguma coisa relevante que você ou sua equipe fizeram, você não fica satisfeito e motivado? Tenho certeza que sim. O seu liderado também! Olha a importância de você fazer isso com ele, de você aplicar um feedback positivo toda vez que observar o seu liderado realizando algo realmente importante!

Um segundo ponto é você colocar um PROPÓSITO na vida de seus liderados. As gerações mais jovens no mercado de trabalho hoje, não trabalham para você, elas não trabalham para a organização, elas trabalham para elas mesmas... Olha a importância de você saber o propósito dessas pessoas, o que elas desejam conquistar e você mostrar que o trabalho é a forma delas conquistarem este desejo. Aqui você precisa trabalhar os SONHOS e seus colaboradores!

Você precisa também desenvolver a EMPATIA com a equipe. No domingo à noite o seu liderado não deve pensar: - Amanhã eu tenho que aguentar o meu líder... Amanhã eu tenho que suportar aquele cara...!? Se passar isso passar pela cabeça do seu liderado, ele será uma pessoa desmotivada e talvez não coloque suas competências em prática!

PERFIL ALINHADO COM A ATIVIDADE. É você colocar a pessoa certa no lugar certo. Não adianta você colocar uma pessoa de INFLUÊNCIA na área financeira. Talvez não vá dar certo! A pessoa de influência é uma pessoa com muito foco no relacionamento e pouco foco em resultados. Já para o FINANCEIRO a qualidade é muito importante.  Provavelmente para o financeiro seja adequado uma pessoa com perfil Analítico.

Agora, se alocarmos uma pessoa com o perfil ANALÍTICO para trabalhar com atendimento a clientes ou vendas, provavelmente não vai funcionar... Sendo assim, precisamos conhecer o perfil comportamental da pessoa e alocá-la no lugar certo. Ela se sentirá motivada, já que suas características comportamentais estarão alinhadas àquelas atividades.

Desenvolver a sua comunicação, pode ser também uma forma eficaz de motivar, inspirar e influenciar pessoas, já que você será mais assertivo com cada indivíduo, seja em sua vida pessoal ou profissional. 
A habilidade de trabalhar em equipe, mantendo relacionamentos saudáveis e construtivos é, ainda, outro ponto importante, já que precisamos nos relacionar bem com as pessoas para o alcance de necessidades e objetivos pessoais e profissionais.