Paixão Por Vencer


Quando se aposentou na General Electric (GE) em 2001, Jack Welch recebeu o maior bônus da história. $417 milhões de dólares. O motivo? Em seus 20 anos como CEO, ele cresceu a empresa de $12 bilhões para $400 bilhões, o que fez com que mesmo um bônus de quase meio bilhão fosse extremamente justo. Em sua carreira na General Electric, ele liderou com sucesso ano após ano. Seu estilo honesto e direto se tornou referência em gestão, sempre mantendo o foco nas pessoas, trabalho em equipe e lucros.

Para Welch uma empresa não é diferente de um time de esporte profissional. Nos esportes, os melhores atletas são recompensados agressivamente e os atletas que não tem bom desempenho acabam ganhando o mínimo possível e muitas vezes dispensados. Para o gestor, portanto, montar o melhor time é essencial. Por isso, investir em recursos humanos é crucial e o passo mais importante é ter um sistema de avaliação de colaboradores simples, justo e rigoroso. Isso ajuda a saber quem são seus melhores jogadores e a recompensá-los de acordo.

Jack criou a regra do 20-70-10, para classificar seus funcionários em níveis de performance anual. Os 20% melhores merecem elogios, reconhecimento, treinamento e, é claro, maiores salários e comissões. Os 10% piores precisam ser liberados para seguirem para outras empresas. É difícil aceitar isso num primeiro momento, mas esta é a melhor decisão para todos e eles vão encontrar funções mais adequadas aos seus talentos em outras empresas no futuro. A parte mais difícil de gerenciar é a turma de desempenho médio, os 70%. Eles precisam ser motivados e engajados com metas ousadas para que possam se desenvolver e chegar nos 20% do topo.

Para Jack, a pergunta mais importante em uma entrevista para entender como um candidato se comunica e sobre sua integridade, é bem simples: - Por que você deixou seu último emprego? E o penúltimo? Segundo ele, isso diz mais sobre o candidato do que qualquer outra pergunta. Mas estes 3 atributos são só o começo, os critérios mínimos. Se o candidato passar por eles, você precisa saber se ele tem:

Energia positiva e capacidade de energizar os outros - Se a pessoa tem um bom nível de energia, ela gosta de fazer amigos, trabalhar e viver. Para realmente ter sucesso em uma empresa as pessoas precisam aprender o negócio e isso leva tempo. A persuasão e a capacidade de energizar as pessoas ajudam muito nisso.

Capacidade de decisão - As pessoas precisam saber tomar decisões difíceis, mesmo quando não têm todas as informações necessárias.

Capacidade de execução - Para fazer acontecer, a pessoa precisa ser capaz de ir além da decisão e também colocar a mão na massa.

Paixão - A pessoa tem que realmente se empolgar com o trabalho, superar os obstáculos e ajudar as pessoas ao seu redor a vencer.

Para atrair candidatos de nível sênior como diretores e VPs, Welch traz ainda 4 características adicionais:

Autenticidade - Ser decisivo e enfático, sem perder o carisma.

Ver além do óbvio - Ser capaz de antever o que a maior parte das pessoas não vê e trazer um pouco do futuro agora.

Bem relacionado - Ser capaz de se rodear de pessoas mais inteligentes que ele.

Resiliência máxima - Precisa ter superado altos e baixos e se recuperado para novos patamares.

Além de saber contratar, também é importante ser justo e transparente na hora de demitir. Aí entra novamente o papel do sistema de avaliações 20-70-10...
 
Em seu livro “Paixão por Vencer (2005)”, Jack Welch descreve oito regras, que ele sempre utilizou para liderar suas equipes, iniciando sua descrição com um alerta sobre a liderança e os paradoxos:
 
“A liderança está repleta de paradoxos. O pai de todos os paradoxos é o que se refere ao curto prazo versus longo prazo. É uma questão que sempre me colocam: Como eu posso gerenciar os resultados trimestrais e ainda fazer o que é correto para meu negócio daqui a cinco anos? Minha resposta é: Bem-vindo ao trabalho”.
 
As oito regras adotadas por Jack são as seguintes: 


1- Evolua seu time incansavelmente. Em cada encontro, avalie, desenvolva e ajude-os a criar autoconfiança;

2- Fixe a visão. Você precisa que seu time respire a visão da empresa e é seu papel incuti-la neles;
 
3- Multiplique energia e otimismo.


4- Gere confiança. Seja franco, transparente e dê crédito a quem merece.

5- Tome as decisões não populares. Seu trabalho não é agradar a todos.

6- Avalie e dê um empurrãozinho. Garanta que suas perguntas sejam respondidas com ações. Cheque sempre e peça próximos passos.

7- Incentive que as pessoas corram riscos e aprendam. O jeito mais fácil de fazer isso é que você seja um exemplo e faça os dois.

8- Celebre. Comemore as vitórias, sempre.

Seguindo estes 8 princípios, a liderança se estabelecerá naturalmente...

Welch nos deixa, ainda, outros insights...
 
“Para ser capaz de vencer é preciso constantemente avaliar a sua performance e a dos seus liderados. Você precisa ter foco, uma missão clara e valores que te levem em direção à sua missão.
 
Além disso, a vida é muito mais fácil quando você é uma pessoa franca e com energia positiva. Reforce estes comportamentos e você crescerá pessoalmente e profissionalmente.”