Qualidades de Liderança

As qualidades de um profissional de liderança dependem não apenas do conhecimento por ele agregado, mas também da natureza dos acontecimentos que ele vivencia.  
 
A relação entre empresas e colaboradores baseia-se na construção e no fortalecimento de relacionamentos, tornando o profissional de liderança a peça chave no compartilhamento de objetivos, recursos e prioridades para o cumprimento da tarefa de entender e atender o cliente externo com eficiência e de forma harmônica.    
 
Utilizando de confiança e credibilidade, o gestor também deve oferecer oportunidades para que as pessoas de sua equipe cresçam e se aprimorem profissionalmente, estando atendo ao confronto de antigos conceitos para o desenvolvimento de novos talentos.
 
Avaliando a evolução do trabalho nas organizações, observamos que a responsabilidade dos colaboradores também sofreu mudanças. Muitas das competências exclusivas aos líderes passam agora a ser responsabilidade de todos.
 
O sucesso no ambiente de trabalho está mais propício à criatividade. O diferencial competitivo também depende da capacidade de transferir conhecimentos e de solucionar problemas de forma inovadora. Nesse sentido, para obtermos maior engajamento é necessário ampliar as responsabilidades, os objetivos e os desafios das tarefas de cada cargo.
 
A liderança tem função estratégica, afinal, conduzir uma equipe não é nada fácil, ainda mais quando estamos falando de pessoas tão diferentes entre si, o que torna este processo um grande desafio.
 
Para tanto, os gestores devem, primeiramente, conhecer a si próprios. Mas, na prática, o que encontramos são lideranças sem autoconhecimento e que não sabem se estão desempenhando bem ou mal a sua função. A maior parte acomoda-se no cargo e não busca atualização, o que os faz ficar estagnados e correndo o risco de ter suas carreiras prejudicadas.
  
Foi-se o tempo em que ser líder era algo tão simples quanto a definição dos dicionários: “chefe, guia”, ou “indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar os outros”.  Liderança, hoje, é fator de sucesso ou fracasso. A ação do líder é o diferencial para o desempenho. Quando nos oferecemos para ser líder, fazemos a primeira opção. A segunda vem na sequência: vamos liderar pelo poder ou pela autoridade?
 
Além de conhecer o seu ofício, o líder deve capacitar-se e praticar as habilidades de desenvolvimento de pessoas: coaching, feedback, comunicação, negociação, gerenciamento do tempo, resolução de problemas, gestão de conflitos, gestão da mudança, orientação para resultados e para o negócio. Ou seja, para executar suas funções com segurança e qualidade ele precisa adquirir competências comportamentais.
 
Para conduzir a sua equipe a um objetivo maior ele deve entender de gente e olhar para cada membro de sua equipe como um componente de importância dentro do sistema, além de fazer com que todos percebam esta importância. Liderar é fazer com que as pessoas contribuam com entusiasmo e excelência para que se tornem melhores e capazes.
 
O profissional de liderança deve ser capaz de despertar nas pessoas a paixão pelo trabalho, identificar talentos individuais, conduzindo-as para algo que traga significado de vida, agregando, assim, valores humanos e organizacionais. A verdadeira motivação consiste em manter a pessoa comprometida, querendo agir e dar o melhor de si à equipe.
 
Para isso, ele deve avaliar a todo momento, seu estilo de liderança. Na verdade, o estilo de liderança é percebido pelo funcionário e ele define qual deles deverá ser adotado pelo gestor, durante qualquer processo de feedback.
 
Vemos, então, que um bom profissional de liderança aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade. “Liderar não é tão somente ter controle ou autoridade, mas um papel assumido por pessoas, seja esse papel consciente ou não.” Selznick, 1971.
 
Por fim, é importante lembrar que ao longo de sua jornada, o líder também precisa identificar as habilidades que deve aprimorar, definindo um plano de ação e uma estratégia para colocá-las em prática.

 
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