Estratégias Vencedoras
Um líder de alta performance deve considerar a elaboração de estratégias vencedoras. Isso significa que é preciso que você líder, critique constantemente o desenvolvimento de seus produtos, seu processo, atendimento e suas vendas. Sempre é possível fazer mais rápido, mais barato e com mais qualidade. Um líder extraordinário está constantemente pensando nisso. Ele sempre está um pouco insatisfeito com como as coisas que estão acontecendo e aí existem várias estratégias para você criticar os procedimentos em sua área.
Líderes extraordinários desejam colocar sua empresa, seus negócios e departamentos navegando num “Oceano Azul” e navegar num oceano azul significa deixar a concorrência irrelevante. Você líder, você dono de empresa, a sua área, sua empresa é tão extraordinária que o seu concorrente se torna irrelevante! Talvez sua concorrência queira fazer parceria com você, porque ela não consegue concorrer contigo...
Um exemplo disso é a rede de cafeterias "Starbucks". Desde o início, a Starbucks propôs-se a ser um tipo diferente de empresa. Uma que não só celebra o café e a sua tradição rica, mas também traz um sentimento de conexão agregando bons produtos, bom atendimento, ambiente de acolhimento e bem estar. A missão consiste em inspirar e alimentar o espírito humano – uma pessoa, uma xícara, uma comunidade de cada vez.
O “Cirque du Soleil”, fundado em 1984 em Quebec, transformou a música e as apresentações de rua num dos maiores shows de arte circense. Cada espetáculo do Cirque du Soleil é a síntese da inovação do circo, contando com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo durante as apresentações.
Não podemos deixar de destacar também a “Orquestra de André Rieu”, essencialmente orientada para uma forma de música easy listening, com um repertório baseado em peças de música ligeira e vlasas vienenses muito conhecidas do público e fortemente ancoradas na memória popular.
Rieu é conhecido como o "Embaixador das Valsas", dividindo o topo das paradas da Alemanha, França e Holanda com grandes nomes da música pop. Além disso, suas performances valeram-lhe os melhores postos das paradas clássicas da Billboard, dez milhões de discos vendidos e uma carreira de sucesso em mais de trinta países. Sem dúvida, um ótimo exemplo de empresa que navega no oceano azul.
Para você que é profissional e atua ou não como um gestor de pessoas, uma ótima estratégia a ser desenvolvida é você tornar-se um líder 360 graus. Nós temos o líder 90 graus, só preocupado com a sua área e departamento. Ele chega na empresa, senta em sua mesa e fica preocupado apenas com as suas necessidades e de sua equipe.
Um líder 180 graus, além de ser preocupado com seu trabalho e equipe, está preocupado com as outras áreas e departamentos da empresa. Ele tem uma visão mais sistêmica da organização.
O líder 360 graus é preocupado com o resultado dele, das outras áreas e é um profissional que está de olho no mercado! - O que outros líderes e empresas estão fazendo que eu posso adaptar e trazer para dentro de minha organização? Às vezes desejamos melhorar nosso produto, nosso processo, mas não sabemos.
Então precisamos fazer Benchmarking, ou seja, buscar em outras companhias, com outras lideranças, o aprendizado à solução dos nossos problemas. Como fez Walt Disney. Ele foi aprender com uma empresa financeira, normas de atendimento ao cliente. Quando ele abriu o primeiro parque, foi uma catástrofe o atendimento ao cliente. Ele não sabia fazer isso. E descobriu que uma empresa financeira fazia um trabalho excepcional neste segmento. Ele foi até lá, aprendeu o processo, faz alguns ajustes para ao seu negócio e implantou o processo. Hoje a Disney é uma referência em atendimento ao cliente!
Portanto, fique atento ao mercado e aos outros líderes. Faça Benchmarking. Vá buscar desenvolvimento. A maioria das rodas já foi inventada! Talvez você tenha muitas coisas para ensinar para outras pessoas e outras pessoas tenham muito a ensinar para você!
Você precisa criticar o seu produto, seu processo, seus procedimentos, sua forma de vender, atender e executar as coisas. Sempre haverá uma forma de fazer mais barato, mais rápido e com mais qualidade e você pode buscar este conhecimento!
Em apoio ao desenvolvimento de estratégias vencedoras, destacamos, ainda, algumas competências relevantes à arte de liderar:
Líderes extraordinários desejam colocar sua empresa, seus negócios e departamentos navegando num “Oceano Azul” e navegar num oceano azul significa deixar a concorrência irrelevante. Você líder, você dono de empresa, a sua área, sua empresa é tão extraordinária que o seu concorrente se torna irrelevante! Talvez sua concorrência queira fazer parceria com você, porque ela não consegue concorrer contigo...
Um exemplo disso é a rede de cafeterias "Starbucks". Desde o início, a Starbucks propôs-se a ser um tipo diferente de empresa. Uma que não só celebra o café e a sua tradição rica, mas também traz um sentimento de conexão agregando bons produtos, bom atendimento, ambiente de acolhimento e bem estar. A missão consiste em inspirar e alimentar o espírito humano – uma pessoa, uma xícara, uma comunidade de cada vez.
O “Cirque du Soleil”, fundado em 1984 em Quebec, transformou a música e as apresentações de rua num dos maiores shows de arte circense. Cada espetáculo do Cirque du Soleil é a síntese da inovação do circo, contando com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo durante as apresentações.
Não podemos deixar de destacar também a “Orquestra de André Rieu”, essencialmente orientada para uma forma de música easy listening, com um repertório baseado em peças de música ligeira e vlasas vienenses muito conhecidas do público e fortemente ancoradas na memória popular.
Rieu é conhecido como o "Embaixador das Valsas", dividindo o topo das paradas da Alemanha, França e Holanda com grandes nomes da música pop. Além disso, suas performances valeram-lhe os melhores postos das paradas clássicas da Billboard, dez milhões de discos vendidos e uma carreira de sucesso em mais de trinta países. Sem dúvida, um ótimo exemplo de empresa que navega no oceano azul.
Para você que é profissional e atua ou não como um gestor de pessoas, uma ótima estratégia a ser desenvolvida é você tornar-se um líder 360 graus. Nós temos o líder 90 graus, só preocupado com a sua área e departamento. Ele chega na empresa, senta em sua mesa e fica preocupado apenas com as suas necessidades e de sua equipe.
Um líder 180 graus, além de ser preocupado com seu trabalho e equipe, está preocupado com as outras áreas e departamentos da empresa. Ele tem uma visão mais sistêmica da organização.
O líder 360 graus é preocupado com o resultado dele, das outras áreas e é um profissional que está de olho no mercado! - O que outros líderes e empresas estão fazendo que eu posso adaptar e trazer para dentro de minha organização? Às vezes desejamos melhorar nosso produto, nosso processo, mas não sabemos.
Então precisamos fazer Benchmarking, ou seja, buscar em outras companhias, com outras lideranças, o aprendizado à solução dos nossos problemas. Como fez Walt Disney. Ele foi aprender com uma empresa financeira, normas de atendimento ao cliente. Quando ele abriu o primeiro parque, foi uma catástrofe o atendimento ao cliente. Ele não sabia fazer isso. E descobriu que uma empresa financeira fazia um trabalho excepcional neste segmento. Ele foi até lá, aprendeu o processo, faz alguns ajustes para ao seu negócio e implantou o processo. Hoje a Disney é uma referência em atendimento ao cliente!
Portanto, fique atento ao mercado e aos outros líderes. Faça Benchmarking. Vá buscar desenvolvimento. A maioria das rodas já foi inventada! Talvez você tenha muitas coisas para ensinar para outras pessoas e outras pessoas tenham muito a ensinar para você!
Você precisa criticar o seu produto, seu processo, seus procedimentos, sua forma de vender, atender e executar as coisas. Sempre haverá uma forma de fazer mais barato, mais rápido e com mais qualidade e você pode buscar este conhecimento!
Em apoio ao desenvolvimento de estratégias vencedoras, destacamos, ainda, algumas competências relevantes à arte de liderar:
- Entender, servir e gostar de gente: entender do processo, do seu negócio não é suficiente, o diferencial hoje está nas pessoas, esse é o detalhe. Nada começa em algo, tudo começa em alguém;
- Elevar a competência da equipe: um líder extraordinário ao conquistar novos postos, promove também os seus liderados, seja nas possibilidades, condições, projetos e sonhos;
- Motivar a equipe: o líder precisa deixar os seus liderados com vontade de fazer aquilo que tem que ser feito;
O desenvolvimento de estratégias vencedoras vincula, ainda, a definição de metas, foco em resultados, inovação, organização, resiliência, entre outros. O segredo é agir! Escolha as ideias e estratégias que se aplicam a você, sua equipe e organização. Depois entre em ação e faça com que elas funcionem.