Mapeamento Comportamental

 
O autoconhecimento nos auxilia à percepção e ao desenvolvimento de nossas qualidades, imperfeições, sentimentos e características pessoais. Este processo, fundamental à capacitação pessoal e profissional, também está relacionado à conquista de objetivos e ao alcance de resultados extraordinários.
 
O Mapeamento Comportamental visa a identificação de características próprias e formas de agir, permitindo o conhecimento de habilidades e competências, oferecendo aos líderes, gestores e profissionais de todas as áreas, condições para o aprimoramento pessoal e de suas equipes, contando com o apoio das ferramentas (assessments):   

 
  • Análise Comportamental
  • Forças Pessoais
  • Linguagem de Valorização
  • Âncoras de Carreira
  • Produtividade

Cada pessoa tem diferentes competências e habilidades, que são construídas com as vivências e experiências ao longo da vida. A Análise Comportamental indica a maneira utilizada para decodificar as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos. Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a sua reação ou a de um colaborador diante de uma situação específica.
 
Remete as posturas e atitudes do indivívuos, influenciado pelos Perfis DISC, quatro fatores que compõem a técnica criada por William Moulton Marston para verificar o perfil comportamental dos indivíduos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
 

Os pontos fortes do nosso caráter, conhecidos como Forças Pessoais, são as partes positivas de nossa personalidade, que afetam o modo como pensamos, sentimos e nos comportamos, e são as chaves para atingirmos o melhor de nós mesmos. São capacidades pessoais pré-existentes, que fazemos de forma natural, e que, quando potencializadas, nos sentimos energizados e em alta performance.
 
A boa nova é que todos temos muitas dessas forças e virtudes. Algumas são facilmente identificadas por nós ou aqueles que estão à nossa volta, outras são menos desenvolvidas, pela falta de oportunidades ou porque não nos esforçamos para aprimorá-las. A Psicologia Positiva nos mostra que, ao reconhecer e utilizar nossas forças pessoais, estamos aptos à construção de uma vida mais feliz. Ademais, elas funcionam como um “amortecedor” natural contra infelicidade e emoções desconfortáveis.
 

Você se sente apreciado pelas pessoas com quem trabalha? Em caso afirmativo, você provavelmente gosta de sair para trabalhar todos os dias. Contudo, se você não se sente apreciado, então seu trabalho pode ser simplesmente uma maneira de colocar comida sobre a mesa.

Segundo os estudos de Gary Chapman, devemos buscar conhecer qual a nossa principal Linguagem de Valorização Pessoal e daqueles que se relacionam conosco. O reconhecimento e a valorização pessoal adequados devem ter papel fundamental em nosso cotidiano, seja no ambiente de trabalho ou nos relacionamentos pessoais, pois certamente agirão como combustível, faísca ou motivação para que haja sucesso nos próximos passos e empreendimentos.

Todos nós esperamos receber pagamento pelo trabalho que realizamos, a não ser que sejamos voluntários. Mas o principal fator de satisfação no trabalho não é o total de proventos no fim do mês, e sim o fato de o indivíduo sentir-se ou não apreciado e valorizado pelos serviços que realiza. Alguma coisa no fundo da psique humana clama por apreciação. Quando essa necessidade não é atendida, a satisfação no trabalho diminui.

Sendo assim, Informações sobre o conceito de linguagens da valorização pessoal, descrevendo de maneira prática o que são elas e que forma assumem na vida diária, podem ajudá-lo a:

 
  • Identificar sua principal linguagem da valorização pessoal, a secundária e a menos significativa;
  • Entender como melhorar os relacionamentos no ambiente de trabalho, em diversos contextos;
  • Conhecer ferramentas e sugestões à melhoria de seus relacionamentos pessoais e profissionais.


De acordo a Edgar Schein, Âncoras de Carreira representam o “Eu Verdadeiro” do profissional; seus talentos, competências, habilidades individuais, necessidades, atitudes e valores, uma vez que são eles que realmente evidenciam seus objetivos reais em relação ao trabalho. Isso explicaria por que as motivações de cada pessoa seguem suas próprias características e são construídas com base em seus preceitos e ideais. 

Para Schein, a relação de trabalho é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que tanto as expectativas das empresas como a de seus stakeholders devem ser plena e mutuamente atendidas para que seus resultados sejam alcançados. Para ele, esta é uma relação fundamental para que as empresas continuem no mercado. Assim, elas garantem a produtividade e também o desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores, expandindo seus negócios e se destacando dos concorrentes. 



Produtividade é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários. Administrar o tempo de forma estratégica, torna-se uma importante vantagem competitiva a ser utilizada em nosso favor. Christian Barbosa, especialista do método Tríade do Tempo, defende que o tempo não é gerenciável, e que o que nós gerenciamos, na realidade, são as nossas ações.
 
Ser eficaz tem a ver com o “saber” do que realmente importa, dizendo “não” às coisas insignificantes, enquanto ser eficiente tem a ver com o “fazer” as coisas mais rapidamente e com o menor esforço possível. Tem a ver também com o saber “delegar”, utilizar a tecnologia a seu favor e gerenciar suas ações de forma que o seu tempo seja realmente bem aproveitado.
 
 
A aplicação do Programa Mapeamento Comportamental evidencia, portanto, o autoconhecimento, a melhora da integração entre as pessoas, o rendimento no trabalho, a redução de conflitos e o estresse nas relações, entre outros fatores.
 
Reside aí a importância de sua implementação para o desenvolvimento pessoal e de equipes. Estamos, então, falando de ferramentas estratégicas para que você e sua empresa tenham em mãos um completo raio X de todos os colaboradores. 

Entre em contato conosco e conheça em detalhes o que podemos oferecer a você e sua organização!

 

Alguma dúvida?